Sara Beatriz
"Eu vivo neste momento no estrangeiro, mais respetivamente em Inglaterra. Se me perguntarem se foi com muita vontade que deixei o meu país, claro que vou responder, não, não foi. Foi difícil, no entanto, uma das razões porque a minha integração foi tão fácil e, até hoje, quase quatro anos depois, me sinto tão bem aqui, foi devido à formação e preparação pela minha faculdade — Egas Moniz.
Os professores que tive foram e são formadores fantásticos. Mesmo aqueles de quem às vezes decidimos não gostar por alguma razão, um dia mais tarde chegamos à conclusão que tiveram um papel muito importante. Senti que a maior parte dos professores tiveram um grande impacto de uma forma construtiva.
Se tivesse que escolher uma palavra para definir estes quatro anos da licenciatura em enfermagem escolheria a palavra — exigência. Foi esta exigência que me fez chegar aqui onde estou hoje e perceber que tenho a vida facilitada, no sentido que estou muito bem preparada, tenho bons valores e conduta na minha prática diária e a minha forma de exercer e executar enfermagem assenta em sólidos alicerces. Na altura achei sempre um exagero tanta exigência, mas devido a isso hoje consigo superar os meus desafios diariamente de uma forma muito diferente porque sinto que já passei por algo muito mais exigente antes.
Respetivamente à parte social da faculdade, com todos estes desafios e dificuldade existe muita união e entreajuda, às vezes muita tensão e nem sempre e fácil lidar com isso. Mas como turma é muito importante haver a cooperação. Penso que se faz amigos para a vida, afinal de conta são quatro anos intensos de turbilhões de emoções.
Hoje sinto muita saudade até das coisas más da altura.
Obrigada a todos os professores, em especial à Egas Moniz, hoje há muita coisa que passou a fazer sentido."
Sara Afonso Oliveira Beatriz
(Medicina do Viajante e Vacinação - A.S. Watson Group)