Psicologia (Licenciatura)
"Desde cedo que tive grande afinidade com as ciências psicológicas e com o comportamento criminal. Tinha ponderado a hipótese de uma carreira policial, mas o desafio de melhor compreender a génese do crime foi maior.
Perante pesquisas e comparações, surgiu a decisão óbvia de optar pela formação em psicologia forense da Egas Moniz. A componente prática, garantida pelos conhecimentos desenvolvidos no terreno pelos docentes, assim como os conteúdos programáticos, faziam supor o que encontrei, um ensino de elevada qualidade e com sentido de bem saber fazer. O contacto com as realidades que nos são proporcionados pelo ISCSEM, permitiram-me ser capaz de dar uma resposta imediata durante a minha prática profissional, conciliando com competências para a investigação científica. Sei que durante a minha formação desenvolvi aptidões essenciais para atualmente estar a frequentar um Doutoramento e para ter reconhecimento nas instituições com que tenho colaborado.
O bom ambiente vivido no campus e as amizades que criei com colegas e professores são a mais importante tradição desta instituição, marcando a diferença e destacando-se das demais. A psicologia na Egas Moniz é uma aposta recente, inovadora e positivamente irreverente. O desafio tem sido grande, em poucos anos investiu-se em projetos de investigação e criou-se um Gabinete de Intervenção e Avaliação. Durante o meu estágio académico surgiu um gabinete de assessoria a Magistrados integrado no Ministério Público, tendo vindo a tornar-se uma referência pelas suas características únicas, e do qual me orgulho de ter feito parte. Ao longo da minha formação, vi que é possível reforçar o trabalho do aluno e torna-lo melhor e mais capaz. Eu sei, porque fui aluno da Egas Moniz…. e nunca deixarei de o ser…"
Ricardo Ventura Baúto