Medicina Dentária (Mestrado Integrado)

"No ano de 2017 formei-me em Medicina Dentária no Instituto Universitário Egas Moniz. Foram 5 anos que me lembro com bastante saudade. Sem dúvida que moldaram a carreira profissional em que me encontro e escolhi nos dias de hoje. Tradicionalmente, seria de esperar que trabalhasse como Médico Dentista mas optei, alternativamente, por me dedicar em exclusivo à investigação e carreira académica, com a natural progressão para um programa de estudos doutoral. Encontro-me hoje em dia em Londres, na University College London, onde trabalho no meu projeto de Doutoramento na área de materiais dentários/dentisteria adesiva e onde dou aulas. Hoje acima de tudo reconheço o ensino de excelência da Egas Moniz e sinto-me privilegiado por ter começado a traçar a minha carreira aqui.

A oportunidade que temos em desenvolver trabalhos de investigação em áreas muito atuais, com acesso a equipamento e material que não existe frequentemente no panorama nacional e até internacional, é de sublinhar. É importante reiterar que, no que toca a dentisteria adesiva e materiais dentários, a Egas Moniz está sem dúvida a acompanhar a evolução e está na “crista da onda” desta área. Os trabalhos de investigação que são sucessivamente desenvolvidos na área da adesão são do mais atual e pertinente que existe em Medicina Dentária. A exposição que tive a esta área, durante o curso, pela experiência dos docentes e pela evidência científica demonstrada de forma transversal nas aulas, foi fulcral para ter despertado o meu interesse na investigação e carreira académica.

A excelência exigida nos últimos anos do curso, quer nos trabalhos, quer na dedicação horária e no projeto de tese de Mestrado foi também importante na preparação pessoal para um desafio como o Doutoramento onde me encontro. Por estas e por inúmeras outras razões escolheria de novo o Instituto Universitário Egas Moniz como minha “alma mater”.

António Delgado

Foto António Delgado

 

"…já há alguns anos que a área da medicina dentária tem-me vindo a despertar um interesse especial, e desde então, foi crescendo cada vez mais a vontade de ir para faculdade e seguir uma carreira como médica dentista. Por sorte, foi-me dada a oportunidade de vir a Portugal fazer o curso. E foi uma óptima oportunidade devido a vários fatores,  principalmente por ser um país em que se fala a mesma língua, o que facilita a adaptação, e devido à quase inacessibilidade do curso no meu país [Angola], sem esquecer o fator qualidade. Quando recebi a notícia,  simplesmente vibrei de felicidade, e aos poucos fui-me consciencializando de que ia deixar para trás  amigos, família , e que o início de uma nova etapa estava próximo.
Apesar de tudo, a vontade de ir para a faculdade sempre falou mais alto. Não tardou o tão esperado momento, e, sem hesitar, embarquei para minha nova vida, rumo à faculdade Egas Moniz. A partir desse momento, lembro-me de visitar o site da Instituição dia após dia, pois a ansiedade tomava conta de mim.
A Egas Moniz era para mim um sonho e hoje simplesmente uma realidade e é desta realidade, que mesmo faltando palavras, gostaria de partilhar. Já la vão dez meses desde que cá estou.  Rapidamente me adaptei ao ambiente desta faculdade, aos  professores e ao método de ensino, do qual não tenho qualquer razão de queixa. O ensino teórico-prático aqui usado permite correlacionar diretamente a teoria com a prática. Também penso que por haver muitas aulas práticas, a nossa formação enquanto médicos dentistas torna-se mais enriquecida, factor limitante para um profissional, pois não interessa só saber fazer, mas acima de tudo, fazer bem.
Claramente não me arrependo da estar aqui e não me falta certeza de que é nesta Instituição, pela qual me apaixonei desde o primeiro instante, que me quero formar.
Por questões de segurança, e também pelo facto de estar próxima da universidade, tal como muitos outros estudantes, optei por viver na residência, na qual encontrei um ambiente tranquilo e aconchegante, ideal para qualquer estudante.
Hoje falo como caloira na esperança de, num futuro próximo, com a mesma alegria e orgulho, poder falar como Médica Dentista!"

Abisag Palmira Jamba

Abisag MIMD

 

Sou Mestre em Medicina Dentária pelo ISCSEM e digo-o não só com o maior orgulho mas também com uma enorme paixão por esta academia repleta de tradição, vida e competência.
Nunca tive dúvidas em que queria pertencer a esta instituição e mesmo que as tivesse, certamente se teriam dissipado no momento em que entrei no Campus Universitário.
Vivi muito nesta academia e posso dizer que o fiz intensamente. Aqui, quando nos entregamos e deixamos ir, rapidamente perdemos o estatuto de ser um simples estudante e passamos a ser membros de uma enorme família composta por alunos, funcionários, Professores e Diretores, uma família onde cada um tem uma voz ativa.
Após entrar no mercado de trabalho foi possível confirmar as minhas expectativas devido à excelente formação que obtive.
Fui aluno do ISCSEM e digo-o novamente com orgulho e agora com saudade."


Eduardo Guerreiro

MIMD Eduardo Site

 

"Foi em 2005 que ingressei no ISCSEM no curso de medicina dentária e desde então guardo com saudade os cinco anos que passei nesta faculdade que me permitiram crescer profissionalmente mas também pessoalmente.
Na minha opinião a formação nesta instituição foi bastante completa, principalmente durante os anos clínicos onde tivemos acesso a diversos materiais e a bastantes pacientes na clinica integrada. A faculdade proporciona entre outras coisas, as Jornadas internacionais de medicina dentária, realizadas todos os anos que trazem diversos oradores na área de medicina dentária e a presença de cursos durante e depois do congresso que são uma mais-valia aos alunos desta instituição. Sinto que todos estes factores contribuíram para uma melhor preparação na minha vida profissional. Durante a minha tese de mestrado efectuei uma investigação na área da medicina dentária/microbiologia, uma etapa bastante complicada para qualquer aluno mas tive um grande apoio por parte dos docentes e funcionários desta instituição e todas as condições necessárias para a realização do estudo.
A minha vida académica foi uma experiencia muito positiva, existe um espirito de união muito forte entre os vários alunos dos diferentes cursos devido a praxe que proporciona uma grande integração dentro da faculdade. Tive ainda o prazer de participar na Tintuna onde partilhei muitas experiências, conheci outras faculdades e construi amizades que ainda hoje perduram.
Após ter terminado o meu curso, fiz uma pós-graduação em ortodontia e hoje em dia estou a exercer medicina dentária no Luxemburgo e está a ser uma grande experiência, é um país multicultural e tem a vantagem de estar no centro da europa. Quero continuar a trabalhar no Luxemburgo mas sem esquecer as minhas raízes em Portugal."

João Galrão
Foto João Galrão

 

"Entrei no ISCSEM em 2009 no curso de Medicina Dentaria e passado cinco longos anos, em outubro de 2014, pude dizer “Sou Mestre em Medicina Dentária pelo ISCSEM!”.
Apesar de longos, foram os meus melhores cinco anos. Quando entrei para o ISCSEM, pensei que não passaria de um sítio onde ia estudar e conhecer pessoas novas, passar alguns momentos que me marcariam, mas nada mais do que isso. Rapidamente percebi que era muito mais do que isso, não era só uma faculdade mas sim uma instituição, onde há um espírito diferente quer entre alunos, quer entre professores e alunos.
Os dois primeiros anos de curso, apesar do nível de exigência ser sempre alto, para mim foram os anos mais leves e onde nascem muitas amizades e se começa a entrar na mística desta faculdade. O terceiro ano, foi um ano de loucura, o nível de exigência é enorme e testei os meus limites, mas também foi neste ano que criei os maiores laços, aqueles que duram uma vida inteira e onde se começa verdadeiramente a entrar na Medicina Dentária. Os anos clínicos foram únicos, o primeiro contacto com doentes, o apoio dos professores e ajuda dos colegas, o sair tarde, o ritmo da clínica, desde pedir o material na farmácia até assinar a folha de saída, a tese, tudo esta gravado na minha memória como uma boa recordação.
Destes cinco anos fica uma instituição que foi como uma segunda casa, pessoas para a vida e uma formação de excelência.
Já tinha estado numa outra faculdade pública em Lisboa e numa faculdade de medicina em Espanha, acabei por ter a hipótese de vir parar ao ISCSEM por uma feliz coincidência do destino e tenho a certeza que não podia ter sido melhor. Estou muito feliz e realizada com a minha escolha porque, para além de sentir que a passagem por esta instituição me fez crescer como pessoa também me preparou muito bem para as adversidades do mercado de trabalho e para poder exercer com orgulho e segurança todos os dias a minha profissão."

Sara Lisboa Santos

Sara Lisboa Santos1

 

"Sara - Costumo dizer que a Medicina Dentária é que me escolheu a mim. Quando tinha cerca de 17 anos, foi-me diagnosticado um problema na articulação temporomandibular (a articulação que faz com que consigamos abrir e fechar a boca). Esse problema não tem cura e tende a piorar com o tempo. Senti-me desafiada e interessei-me pelo assunto... Procurei, estudei e
dei por mim a pensar “e se eu tentasse resolvero meu problema?”. Foi aí que decidi que queria entrar no curso de Medicina Dentária.

André - Ao início não queria nada uma área de saúde, queria sim ser piloto da Força Aérea! Mas devido a circunstâncias da vida, a Egas Moniz fez parte da minha formação. E só depois de tirar Prótese Dentária é que decidi continuar os estudos e ingressar em Medicina Dentária. Foi a melhor decisão da minha vida! Ajudar e mudar a vida das pessoas fascina-me. No futuro quero ser um dentista competente com uma ação social importante!
(...)
Sara - Orgulho-me em dizer que vou sair de uma das melhores faculdades de Medicina Dentária do país. Somos uns sortudos em ter contacto com pacientes durante 2 anos consecutivos, todos os dias, tal como se de um consultório normal se tratasse. No fundo, o curso tem uma espécie de estágio, no qual simulamos o que vamos fazer lá fora, e passamos pelas várias especialidades de Medicina Dentária. Temos ainda o privilégio de debater opiniões sobre diagnósticos e opções de tratamento com os docentes e isso é super motivante.

André - No meu curso posso dizer que tive muita sorte, tanto a nível dos docentes como a nível de material disponível. O meu curso é dos melhores! O local onde estudo é muito agradável e muito bem localizado, Medicina Dentária tem muita saída profissional nos dias de hoje, e os dados estatísticos informam que o curso da nossa instituição continua a ser um dos que tem mais saídas profissionais. (...)"

Excerto da entrevista constante do Guia de Acesso ao Ensino Superior 2016/17 da Mais Educativa (pág. 27)

Sara Luís e André Judice

MIMD Sara E André