Joana Serranito

"A minha aventura no Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) começou em 2013, quando decidi ingressar na Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais. A minha decisão foi, em parte, influenciada pela indústria televisiva e cinematográfica, mas depressa me apercebi o quão complexo o mundo forense é. O detalhe exigido e a multidisciplinariedade envolvida nesta área foram uma parte desafiante do curso, mas ao mesmo tempo essenciais para que conseguisse tirar um Mestrado em Crime Organizado e Terrorismo na University College London e, mais tarde, que conseguisse entrar no mercado de trabalho enquanto analista de modelos de catástrofes, na vertente de terrorismo, em Londres.

As unidades curriculares (UC) lecionadas no primeiro ano parecem pouco relacionadas com o curso, mas são a base fundamental para a compreensão das UC dos anos seguintes, assim como para se ser um bom profissional. UC laboratoriais ensinam-nos a definir e seguir práticas/protocolos, enquanto que as cadeiras matemáticas dotam-nos de capacidades analíticas fundamentais à compreensão dos vários fenómenos nos quais se baseiam as várias disciplinas das ciências forenses.

Mas como a vida académica não se resume apenas a estudar, o IUEM proporcionou-me condições para que lhe pudesse, durante três anos, chamar de “segunda casa”. Aqui conheci pessoas incríveis; fiz parte da Praxe, que é bastante inclusiva e executada dentro de padrões moderados; tive oportunidade de contactar com profissionais nacionais da área forense, mas também de outros países, em diversas conferências e workshops organizados, e tive ainda a oportunidade de tomar responsabilidade na organização dessas mesmas conferências e workshops, o que ajudou a desenvolver as chamadas “soft skills”, assim como a alargar a minha rede de contactos."

Joana Serranito
Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais no IUEM
Mestrado em Crime Organizado e Terrorismo na University College London