Fisioterapia (Licenciatura)
"Chamo-me Alexandre Flor, tenho 29 anos e terminei o curso no ano letivo 2016/2017. Em 2013 concorri através do acesso para maiores de 23 anos, a duas instituições de ensino superior, tendo conseguido lugar em ambas. Escolhi a ESSEM com base em opiniões de ex-alunos e tendo em conta a percentagem de empregabilidade após a conclusão do curso. Eu que, até aquela data, tinha tirado pequenas formações na área da massagem e como técnico auxiliar de Fisioterapia, senti que precisava de mais, que queria aprender mais!
Na ESSEM tive a oportunidade de conhecer profissionais de excelência e com vasta experiência. A ESSEM dispõe da Clínica Universitária Egas Moniz, local onde além de serem lecionadas algumas aulas, é também um local onde os alunos têm o primeiro contacto com pacientes, associada a uma forte componente prática.
Durante os 4 anos de licenciatura em Fisioterapia foram-nos dadas a conhecer ferramentas que me permitiram adquirir conhecimentos nas mais diversas áreas de intervenção, bem como uma boa preparação para a entrada no mercado de trabalho, que é cada vez mais competitivo.
Quando iniciei a licenciatura não tinha preferência por uma área de intervenção, no entanto, por mérito de alguns professores, foi despertado em mim um interesse na área da reabilitação do pavimento pélvico e agora, após a conclusão do curso, procuro adquirir mais competências e formação nessa área.
A minha integração no mercado de trabalho foi rápida e atualmente trabalho numa clínica que me permite ter contacto com pacientes com as mais diversas patologias.
A ESSEM fez-me crescer a nível pessoal e principalmente a nível profissional, tendo sido a escolha certa em 2013.
Saudações académicas"
Alexandre Flor
"O meu nome é Ana Piedade, tenho 28 anos e sempre me interessei pela área da saúde. Em criança costumava montar puzzles e ler livros relacionados com o corpo humano ou até mesmo ver a série de desenhos animados “Era uma vez...” transmitida em televisão aos domingos de manhã, relacionada com o corpo humano e que nos ensinava muito sobre coisas tão variadas do funcionamento do mesmo, como a respiração, a idade do homem ou os nossos músculos.
Com o gosto em ajudar o próximo e interesse, desde criança, no funcionamento do corpo humano, após o ensino secundário, realizei uma análise das instituições de ensino superior e, tendo em conta a opinião favorável de antigos alunos ligados à Egas Moniz, à qualidade das instalações e sendo uma escola de referência, ingressei no curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
Frequentei o curso durante 4 anos e devo agradecer ao corpo docente qualificado e aos colegas, que contribuíram para a minha formação e integração no mundo do trabalho.
A experiência em prática clinica da grande maioria dos docentes e a capacidade de transmissão dos conhecimentos teóricos e práticos, associado ao exigente plano de estudos e estágios integrados, ofereceu-me uma excelente visão acerca da prestação de cuidados em Fisioterapia nas suas diversas áreas tendo em conta o utente como um todo.
Atualmente sinto-me bastante realizada, pois sou fisioterapeuta numa Residência Sénior, onde tenho todo o gosto em fazer parte de uma equipa multidisciplinar e exercer Fisioterapia ligada à área da geriatria, pela qual me apaixonei, aplicando todos os conhecimentos adquiridos e ajudando, deste modo, os idosos a alcançar a máxima funcionalidade melhorando a sua qualidade de vida.
Obrigado.”
Ana Piedade
"O meu nome é Sérgio Simões, tenho 36 anos e sou formado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
Quando terminei a minha formação de base, a “Escola” propôs-me continuar ligado à mesma, monitorizando alunos na Clínica Universitária Egas Moniz. A confiança e o reconhecimento que a instituição depositou em mim após um bom percurso académico, foram certamente o marco mais importante na minha vida profissional. Quando somos alunos na Escola Superior de Saúde Egas Moniz, sabemos que essa aposta em elementos formados na instituição é algo comum e um excelente incentivo para todo o percurso académico.
Desde esse dia, comecei a trabalhar na área que mais gosto dentro da Fisioterapia – o ensino e a formação.
Comecei como monitor na Clínica Universitária Egas Moniz e, à medida que ia correspondendo às necessidades da Escola, a Instituição continuou a apostar nas minhas capacidades e passei a lecionar mais unidades curriculares. Hoje sinto-me valorizado pela instituição que me formou, mantendo uma relação com a mesma há mais de 13 anos.
O mais importante a nível profissional foi manter o contacto com a prática, diariamente na clínica da escola, o que me proporciona um contacto direto com utentes, uma aprendizagem constante a nível teórico e relacional, e uma atualização de conhecimentos sem me tornar um docente meramente teórico.
Tanto a formação de base como a relação profissional com a escola, fazem desta instituição o contributo mais importante para toda a minha carreira, mantendo-me completamente realizado a nível profissional e pessoal."
Sérgio Simões
"O meu nome é Ricardo Cristóvão, sou fisioterapeuta (no Gabinete da Nova Physio no Colégio S. João de Brito e no Clube de Rugby São Miguel). Concluí a licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Egas Moniz no ano lectivo 2012/2013.
Ao finalizar o ensino secundário, optei por ingressar no curso de Fisioterapia da ESSEM pois esta instituição de ensino caracteriza-se por formar profissionais de saúde, entre os quais fisioterapeutas, que se distinguem pela sua competência na prestação de cuidados de saúde.
Destaco a qualidade do corpo docente do curso de Fisioterapia da ESSEM que ao longo dos anos tem ensinado, preparado e formado fisioterapeutas que ao finalizarem a sua licenciatura conseguem inserir-se num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Em termos de infra-estruturas, a Clínica Universitária Egas Moniz tem uma importância crucial no desenvolvimento do estudante de Fisioterapia, pois para além de ser um espaço onde também decorrem aulas, este é o local onde os alunos iniciam a sua prática clínica, tendo um primeiro contacto com os utentes, sentindo o pulsar da profissão.
Graças ao dinamismo e espírito de iniciativa e sentido de equipa, características desenvolvidas ao longo da licenciatura, no ano transacto (2013), os alunos do 4º ano, finalistas do curso de Fisioterapia organizaram as “II Jornadas de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Egas Moniz” subordinadas ao tema “Ciência e Tecnologia em Fisioterapia”, e que decorreram perante uma sala repleta de colegas fisioterapeutas, num dia especial que contou com apresentações de renomados profissionais de saúde, entre os quais docentes e antigos alunos do curso de Fisioterapia da ESSEM.
Por tudo isto, na hora de decidir em que instituição de ensino ingressar, a Escola Superior de Saúde Egas Moniz foi a escolha certa.
Saudações Académicas,"
Ricardo Cristóvão
"Sou a Ana Filipa Cabrita, tenho 28 anos e conclui a Licenciatura em Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM) em 2009.
Quando terminei o secundário, elegi a ESSEM pois esta era considerada uma escola de referência na formação de profissionais de saúde.
Durante o percurso académico pude constatar que esta instituição dispõe de recursos humanos e materiais que facilitam todo o processo de aprendizagem e posterior integração num mercado de trabalho competitivo.
A formação prática que se inicia na Clínica Universitária Egas Moniz e se prolonga a diversas instituições hospitalares permite a integração estruturada na prática clínica.
Atualmente sou Fisioterapeuta no Hospital Garcia de Orta (desde 2009) onde tenho o orgulho e privilégio de trabalhar com colegas que outrora foram meus docentes.
A ESSEM foi o primeiro passo para este caminho profissional, do qual me orgulho, porque, quando se gosta realmente, o dia-a-dia é mais simples."
Ana Filipa Cabrita