Historial

 

O Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), agora denominado de Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM) nasceu em 1987, com o projeto inovador de criar em Portugal uma unidade universitária dedicada exclusivamente a cursos íntima e diretamente relacionados com a saúde. A filosofia do IUEM tem por base a existência de áreas comuns do saber e de outras que se entrecruzam de modo a facultar aos alunos abordagens multidisciplinares, com reflexo amplamente favorável no aproveitamento académico, na abrangência do conhecimento, na investigação científica e na prestação de serviços. As nossas licenciaturas estão vocacionadas para um ensino moderno e de qualidade, de forma a dar resposta a uma sociedade científica e tecnologicamente evoluída.

Nos últimos anos, o IUEM sofreu grande expansão no que respeita a instalações, equipamentos e número de cursos ministrados, ao mesmo tempo que tem sido desenvolvida grande atividade pedagógica e científica, áreas indispensáveis numa instituição universitária sólida. O IUEM conta com um corpo docente próprio, altamente qualificado e em constante formação e participa em diversos projetos de investigação científica e clínica financiados por entidades oficiais e desenvolvidos em parceria com universidades nacionais e estrangeiras. Dispõe, também, de um piso de laboratórios exclusivamente dedicados à investigação científica.

Possui ligação a diversas Universidades, tanto no país como no estrangeiro, empresas, hospitais, centros de saúde e instituições de solidariedade social, que garantem a fácil integração dos seus formandos na vida profissional.

O IUEM tem vindo a consolidar uma posição cimeira no ensino das Ciências da Saúde em Portugal, resultado da reconhecida competência profissional e traduzido no pleno emprego dos seus licenciados.

A passagem a Instituto Universitário Egas Moniz pelo Decreto-Lei 155/2017 de 28 de dezembro de 2017 veio abrir novas perspetivas ao Instituto que o torna autónomo para desenvolver outro tipo de atividades pedagógicas e científicas, nomeadamente a criação de Doutoramentos. Acaba por ser um reconhecimento, por parte das Entidades competentes, do esforço realizado pela Direção e por todo o Corpo Docente ao longo de todos estes anos.