Historial
A Escola Superior de Saúde Egas Moniz (ESSEM), tutelada pela Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L., foi criada pelo decreto-lei 381/99 de 22 de Setembro, com o objetivo fundacional de ministrar formação académica na área das Tecnologias da Saúde e Enfermagem.
Dando cumprimento à sua missão a ESSEM tem desenvolvido uma série de Cursos Superiores, cursos técnicos superiores profissionais e diversas ações em literacia em saúde junto da comunidade.
Constitui assim um estabelecimento de ensino superior politécnico, oficialmente reconhecido como de interesse público e integrado no sistema educativo.
Nas suas quase duas décadas de existência, têm-se destacado não só pelo rigor, pedagogia e inovação, mas também pelos serviços que presta à comunidade.
A Escola Superior de Saúde Egas Moniz é hoje, em resultado de uma gestão profissional, uma das escolas de referência de saúde em Portugal e a sua formação é reconhecida em múltiplos países. A ESSEM revê-se na imagem de um ensino, que na área da saúde, promove a criatividade e a sustentabilidade, a interculturalidade e a inovação numa lógia de cidadania ativa.
O rigor na escolha de um corpo docente de excelência, a promoção da sua valorização académica, em paralelo com a implementação de práticas pedagógicas atrativas, como o uso de plataformas interativas ou Flipped Classroom, o state of the art do equipamento disponível e o apoio institucional da ligação do ensino e investigação, têm sido aspetos fundamentais e promotores do valor da formação ministrada.
A execução e consolidação de uma Política de Qualidade, tendo em conta os princípios estabelecidos pela Norma NP EN ISO 9001:2015 e os princípios orientadores adotados pela entidade instituidora da Escola, decorrentes da sua missão e visão, e incorporados na cultura da ESSEM, tem-se traduzido na satisfação dos alunos e da Comunidade, bem como na contínua melhoria da qualidade dos serviços prestados.