Mestrado em Fisioterapia
Tipo de ensino: Politécnico
Cód. Estabelecimento: 4106
Nome do estabelecimento: Escola Superior de Saúde Egas Moniz
Tipo de Curso: Mestrado – 2º Ciclo
Duração: 4 semestres
ECTS: 120
Vagas: 30
Registo DGES: R/A -Cr 141/2022
Avaliação Externa A3es: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/fisioterapia-48
Coordenador: Prof. Doutor João Vaz
Presidente da Comissão Científica e creditação: (em atualização)
Introdução
O presente ciclo de estudos visa dotar os estudantes, fisioterapeutas, com conhecimento e competências especializadas no que diz respeito à avaliação e intervenção em fisioterapia com base no movimento humano e exercício terapêutico. Adicionalmente, este ciclo de estudos pretende desenvolver nos fisioterapeutas, um aprofundamento das competências de avaliação e medida em fisioterapia, incluindo medidas objetivas e de moderno recurso tecnológico, desenvolvendo um raciocínio clínico crítico e uma prática informada na evidência. O presenteciclo de estudos visa, ainda, desenvolver competências de investigação, permitindo aos fisioterapeutas desenvolver a área cientifica da fisioterapia, adquirindo competências desde a pesquisa e identificação de perguntas de investigação, a definição de objetivos e hipóteses, à elaboração do desenho experimental adequado, redação de documentos científicos e comunicação em ciência.
O Mestrado em Fisioterapia conta com o Sporting Clube de Portugal como parceiro clínico, onde os estudantes poderão realizar educação clínica avançada num contexto único e altamente diferenciado no âmbito da Fisioterapia no Desporto.
Objetivos gerais:
1. Adquirir conhecimento especializado e acrescido no contexto específico da área de especialização, melhorando asua prática clínica informada na evidência
2. Recorrer a metodologias de avaliação objetivas mais robustas para estabelecer um raciocínio clínico mais eficaz
3. Ser autónomo na utilização de instrumentação tecnológica avançada para fins clínicos e de investigação
4. Desenvolver projetos de investigação
5. Comunicar ciência de forma adequada para diferentes audiências (académicos, cientistas, profissionais de saúde,comunidade, utentes)
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