Objetivos de Aprendizagem
Licenciatura em Enfermagem
Os objetivos gerais do ciclo de estudos estão em conformidade com os descritores de Dublin e do perfil profissional definido pela ordem dos enfermeiros, nomeadamente:
- Assegurar a formação integral nos domínios profissional, ético e legal que permita o desenvolvimento de uma prática responsável em consonância com o enquadramento ético, deontológico e jurídico da profissão de enfermagem;
- Prestar e gerir os cuidados de enfermagem gerais à pessoa saudável ou doente, ao longo do ciclo de vida, à família, grupos e comunidade nos diferentes níveis de prevenção;
- Desenvolver a prática de investigação em enfermagem, fomentado a aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma e capacidade de emissão de juízos e resolução de problemas de forma fundamentada baseadas no avanço do conhecimento;
- Participar ativamente na gestão de serviços, unidades ou estabelecimentos de saúde tendo por base a formação e sua aplicação;
- Intervir na formação de enfermeiros e outros profissionais.
Em termos específicos, pretende-se preparar os estudantes, para o desenvolvimento de competências inerentes ao enfermeiro de cuidados gerais (OE, 2004):

RESPONSABILIDADE, ÉTICA E DEONTOLOGIA:
O estudante é capaz de aceitar a responsabilidade e responder pelas suas ações e pelos juízos que elabora, reconhecendo os limites do seu papel e da sua competência. Atua de acordo com o Código Deontológico e demais legislação aplicável, envolvendo-se nas tomadas de decisão ética. Aborda de forma apropriada as práticas de cuidados, identifica práticas de risco e adota as medidas apropriadas.
PRINCIPIOS-CHAVE DA PRESTAÇÃO E DA GESTÃO DE CUIDADOS:
O estudante é capaz de utilizar os conhecimentos e as técnicas de forma adequada, de fundamentar a decisão e a ação, incorporando resultados de investigação, de aplicar o pensamento crítico e as técnicas de resolução de problemas. Usa corretamente os instrumentos básicos de enfermagem, organiza eficazmente o seu trabalho e atua como um recurso para os clientes.
PROMOÇÃO DA SAÚDE:
O estudante é capaz de encarar a pessoa/cliente, família e a comunidade numa perspetiva holística que tem em conta as múltiplas determinantes da saúde e de fornecer informação relevante para ajudar a atingir os níveis ótimos de saúde e de fornecer e de reabilitação. Reconhece o potencial da educação para a saúde nas intervenções de enfermagem e atua de forma a dar poder à família e comunidade para adotarem estilos de vida saudáveis. Aplica conhecimentos sobre recursos para a promoção e educação para a saúde, recorre a estratégias de ensino-aprendizagem adequadas e avalia processos e resultados, participando no trabalho em equipa.
PROCESSO DE ENFERMAGEM:
O estudante é capaz de realizar de forma contínua e sistemática as Etapas do Processo – colheita de dados, planeamento, execução e avaliação – comunicando, com consistência, a informação relevante, de forma correta e compreensível, no respeito pela sua área de competência e pelos limites da relação profissional com o cliente.
COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO:
O estudante é capaz de iniciar, desenvolver e suspender relações terapêuticas com a pessoa/cliente e/ou cuidadores, através da utilização da comunicação e informação adequadas, promovendo a sua capacitação e autonomia. Utiliza os recursos de informação disponíveis de forma eficaz e apropriada com a pessoa/cliente, pares e equipa multiprofissional
AMBIENTE SEGURO:
O estudante é capaz de agir de acordo com os princípios de segurança, de promover um ambiente de cuidados seguro, utilizando a comunicação, a avaliação, e as estratégias de garantia da qualidade, de gestão do risco e controle de infeção.
TRABALHO EM EQUIPA E DELEGAÇÃO:
O estudante é capaz de estabelecer e manter relações de trabalho construtivas com enfermeiros e restante equipa multidisciplinar, identificando e valorizando os seus papéis e capacidades. Participa com os membros da equipa de saúde na tomada de decisão respeitante à pessoa/cliente, atendendo às diferentes perspetivas. Conhece os princípios da delegação e utiliza estratégias de suporte, quando supervisiona, assumindo a sua responsabilidade.